Cálculos



Tela que processa os principais cálculos do tempo trabalhado.
Nas linhas temos os dias, as batidas e os resultados dos cálculos. Nas colunas temos os variados tipos de cálculos.



Ent. 1

Esta coluna aloca as marcações de Entrada do primeiro turno.

Saí. 2

Esta coluna aloca as marcações de Saída do primeiro turno.

Ent. 2

Esta coluna aloca as marcações de Entrada do segundo turno.

Saí. 2

Esta coluna aloca as marcações de Saída do segundo turno.

Ent. 3

Esta coluna aloca as marcações de Entrada do terceiro turno.

Saí. 3

Esta coluna aloca as marcações de Saída do terceiro turno.

Normais

Horas normais trabalhadas

Faltas

Horas de falta NÃO justificadas (tais horas influem no descanso)

Ex Ut (1...x)

Extras dos dias úteis (conforme configuração de Extras)

Ex Sa (1...x)

Extras dos sábados (conforme configuração de Extras)

Ex Do (1...x)

Extras dos domingos (conforme configuração de Extras)

Ex Fe (1...x)

Extras dos feriados (conforme configuração de Extras)

DSR

Descanso Remunerado (conforme configuração do Descanso)

DSR Deb.

Descanso Remunerado que o funcionário deixou de ganhar

Not.

Adicional noturno

Ajuste

Exibe informações do Ajuste (conforme lançado no Cartão Ponto)

Abo. 2*

Exibe informações do Abono 2 (conforme lançado no Cartão Ponto)

Abo. 3*

Exibe informações do Abono 3 (conforme lançado no Cartão Ponto)

Abo. 4*

Exibe informações do Abono 4 (conforme lançado no Cartão Ponto)

Adian.

Horas que o funcionário "chegou" adiantado no dia

Atras.

Horas que o funcionário "chegou" atrasado no dia

Carga

Exibe a carga que o funcionário deve cumprir no dia.

JustPa

Exibe a justificativa parcial utilizada no dia.

Tempo +/-

Exibe o valor configurado em Tempo +/-

Refeição

Gera a marcação de reserva de refeição, se houver.

Bsaldo

Exibe o saldo do banco de horas.

Bcred

Exibe o valor das horas de extras no Banco de horas.

Bdeb

Exibe o valor de faltas no Banco de horas.

Bajust

Exibe as horas ajustadas no Banco de Horas.

ExNot

Horas extras durante o período noturno

* Quando o valor de uma justificativa é lançado nas colunas abono, a carga horária do dia é alterada para que o sistema aplique de forma correta o abono de faltas.

Ex: Tenho uma carga de 8 horas diárias. Caso lance uma justificativa no valor de 4 horas na coluna abono, o sistema subtraí este valor da carga. Desta forma a carga ficaria no dia com o valor de 4 horas. Isto implica no cálculo em dias desta coluna, caso seja configurado.


OBS: Nos dias em que a opção "Compensado" estiver sendo utilizada, os valores das colunas "Adian" e "Atras" não serão calculados.



o Menu




Opções:


Opções da tela de Cálculos.



Totais de cálculos em formato decimal: Exibe os totais das colunas em formato decimal ao invés do formato em horas.


Exibir colunas com informações especiais de batidas: Exibe as colunas da memória de cálculo contendo informações sobre as marcações e os equipamentos.



B.Ent1 B.Saí1... Exibe os registros de marcação de Ponto originais do equipamento.

Eq.Ent1 Eq.Sai1... Exibe o número do equipamento em que foi realizado o registro.


Aplicar limite no saldo do banco de horas: Configuração delimite no saldo do banco de horas. Caso o funcionário ultrapasse esse limite é exibido um aviso na tela de Cálculos.


Provisão


Calcular em <data> até ... : Faz o recálculo do período de provisão do mês anterior. Neste período o sistema fará a verificação dos cálculos feitos na provisão passado. Caso o funcionário tenha falta ou extra elas aparecerão.


Horas normais de ... até <data>: Período que será feita a provisão de cálculo.


Remover linhas com horas normais de provisão: As linhas que correspondem a provisão são removidas da tela.


Calcular apenas DSR na provisão:  Sistema faz o cálculo somente do DSR no período de provisão. Não calculando horas normais.


Colunas:



Ocultar/Exibir colunas: Oculta as colunas selecionada na tela de Cálculos.



O botão  seleciona todas as colunas.


O botão  remove a seleção de todas as colunas.


Alterar ordem: Ordem de exibição das colunas na tela de Cálculos. O sentido de sequência é do lado esquerdo para o lado direito da tela.



A seta  move a coluna selecionada para baixo.

A seta  move a coluna selecionada para cima.



Filtros:


Filtros da tela de Cálculos. Os filtros selecionados aqui influenciam também na emissão dos relatórios.



Empresa: Exibe somente os funcionários da empresa selecionada.


Departamento: Exibe somente os funcionários do departamento selecionado.


Função: Exibe somente os funcionários da função selecionada.


Tipo: Exibe somente os funcionários do tipo selecionado.


Funcionários: Exibe somente os funcionários selecionados na lista.


Consistência 1: Exibe somente cálculos referentes aos dias que estiverem dentro da consistência.


Exemplo: Selecione a coluna Faltas e depois selecione Em Branco. Neste exemplo serão listados todos os dias que não tiverem nenhum valor de faltas no período selecionado.


Ao selecionar uma coluna e a opção "Com Valor", é possível selecionar as seguintes opções de filtro:


Qualquer: Exibe resultados de qualquer valor existente no campo.

Valor maior que: Exibe apenas os resultados maiores que o configurado.

Valor menor que: Exibe apenas os resultados menores que o configurado.


Seguindo o mesmo exemplo acima, ao selecionar a coluna "Faltas", selecionar a opção "Com Valor" e a opção "Valor maior que" e preencher com o valor 03:00, serão apenas exibidos os dias que possuem mais de 3 horas de faltas no período.


Consistência 2: Segundo filtro de consistência. Mesmo funcionamento do filtro 'Consistência 1'.


Ordenação: Ordem de exibição dos funcionários.


Banco de Horas: Exibe somente funcionários que possuem configuração de banco de horas ou que não possuem.



Exportar:


Permite exportar arquivo contendo os resultados de um período escolhido com a finalidade de suprir a folha de pagamento para cálculo das horas processadas.


Importante: Está opção fica disponível somente quando o Ponto Secullum 4 estiver registrado. Caso contrário não será possível a exportação deste arquivo.



Lista de campos: Criação de listas de campos para exportação. Podendo serem criadas várias listas.


Disponíveis: Campos disponíveis para exportação.


Selecionadas: Campos que estão selecionados para serem exportados.


O botão , passa o funcionário selecionado do campo Disponíveis para o campo Selecionadas.


O botão , passa todos os funcionários do campo Disponíveis para o campo Selecionadas.


O botão , passa o funcionário selecionado do campo Selecionadas para o campo Disponíveis.


O botão , passa todo os funcionários do campo Selecionadas para o campo Disponíveis.


Código do Evento: Código do evento que está selecionado no campo 'Selecionadas'. Este código deve ser disponibilizado pelo sistema de folha.


Layout: Layout que será exportado os cálculos. Caso seja necessário criar um novo layout vá em Manutenção > Exportação de Dados > Layouts de Exportação de Cálculos


Incluir eventos: Inclui os eventos cadastrados no sistema. Verifique Cadastro > Eventos e Movimentações > Lançamentos de Eventos.


Nome do arquivo: Local onde será salvo o arquivo com os dados. Selecione o arquivo através do botão .


Ao clicar em 'Gerar', o arquivo é gerado no local selecionado.



Imprimir:


Visualização e impressão de relatórios da tela de Cálculos.


No campo 'Tipo de relatório' indique qual relatório deseja visualizar ou imprimir.



o Cartão Ponto:


Impressão dos cálculos dos funcionários. 



Imprimir somente <funcionário selecionado na tela de Cálculos>: Gera relatório somente do funcionário selecionado na tela de Cálculos.


Imprimir todos os funcionários na relação de nomes: Gera relatório de todos os funcionários, de acordo com os filtros selecionados na tela de Cálculos.


Lista de campos: Criação de listas de campos para exportação. Podendo serem criadas várias listas.


Disponíveis: Campos disponíveis para impressão.


Selecionadas: Campos que estão selecionados para serem exportados.


Eventos: Inclui no relatório os eventos lançados para o funcionário no período selecionado. Os eventos são mostrados na parte inferior do relatório.


Termos do MTB: Impressão dos Termos do Ministério do Trabalho no rodapé do relatório.


Miniatura do Horário: Impressão do quadro de horário do funcionário no cabeçalho do relatório.


Legenda de Justificativas: Inclui no relatório a legenda das justificativas lançadas para o funcionário no período selecionado. Contendo o nome da justificativa, a descrição e quantidade em horas.


Justificativas de Alterações: Inclui no relatório a lista de justificativas utilizadas pelo usuário, no momento de alterar manualmente as marcações de ponto.

o Somente preenchidas pelo usuário: Caso esta opção estiver selecionada, serão exibidas somente as justificativas preenchidas pelo usuário, desconsiderando, desta forma, justificativas criadas pelas rotinas do sistema, como 'Batida duplicada' e 'Fim da jornada', por exemplo.


Modo Apresentação: Configuração do layout do relatório para modo apresentação (folha vertical).


Modo Paisagem: Configuração do layout do relatório para modo paisagem (folha horizontal).


OBS: Para impressão em impressoras matriciais, desmarque as duas opções de modo de impressão.


Totais em rodapé: Exibe os totais das colunas no rodapé do relatório.


Salvar em Excel®: Exportação do relatório para Excel.



o Extrato de Totais:


Lista todos os funcionários e os totais das colunas selecionadas.



Imprimir todos os funcionários na relação de nomes: Gera relatório de todos os funcionários, de acordo com os filtros selecionados na tela de Cálculos.


Lista de campos: Criação de listas de campos para exportação. Podendo serem criadas várias listas.


Disponíveis: Campos disponíveis para impressão.


Selecionadas: Campos que estão selecionados para serem exportados.


O botão , passa o funcionário selecionado do campo Disponíveis para o campo Selecionadas.


O botão , passa todos os funcionários do campo Disponíveis para o campo Selecionadas.


O botão , passa o funcionário selecionado do campo Selecionadas para o campo Disponíveis.


O botão , passa todo os funcionários do campo Selecionadas para o campo Disponíveis.


Eventos: Inclui no relatório os eventos lançados para o funcionário no período selecionado. Os eventos são mostrados na parte inferior do relatório.


Modo Paisagem: Configuração do layout do relatório para modo paisagem (folha horizontal).


Salvar em Excel®: Exportação do relatório para Excel.


Agrupado por Departamento: Habilitado somente quando selecionada a ordenação por Departamento na tela de Cálculos. Gera relatório agrupado por departamento exibindo o sub-total de horas do departamento e total geral do relatório.



o Extrato Individual do Banco de Horas:


Impressão de extrato do banco de horas do funcionário.



Imprimir somente <funcionário selecionado na tela de Cálculos>: Gera relatório somente do funcionário selecionado na tela de Cálculos.


Imprimir todos os funcionários na relação de nomes: Gera relatório de todos os funcionários, de acordo com os filtros selecionados na tela de Cálculos.


Período do relatório: Período que será gerado o relatório de extrato. 


Dividir períodos


Último dia do mês: O período é divido quando chega o último dia do mês. 


Exemplo: Selecione o período 01/09/2010 até 31/10/2010 para gerar o relatório de extrato.

Gerando o relatório o sistema apresentará os dados da seguinte forma:

01/09/2010 até 30/09/2010 em uma linha. O outro período será mostrado em outra linha, do dia 01/10/2010 até 31/10/2010.


Todo dia ... : Divide o período no dia configurado.


Exemplo: Selecione o período 01/10/2010 até 31/10/2010 para gerar o relatório de extrato.

Gerando o relatório o sistema apresentará os dados da seguinte forma:

01/10/2010 até 10/10/2010 em uma linha. O outro período será mostrado em outra linha, do dia 11/10/2010 até 31/10/2010.


Termos do MTB: Impressão dos Termos do Ministério do Trabalho no rodapé do relatório.



o Espelho de Ponto (Portaria 1510)




Exibe as marcações de ponto que foram inseridas manualmente, alteradas ou excluídas.




o Menu de Controles



Período: Período que serão exibidos os cálculos na tela.


Nº Folha: Nº de Folha do funcionário selecionado. É possível selecionar o funcionário através deste campo, apenas digitando o número desejado e pressionando as teclas Enter ou Tab.


Nome: Nome do funcionário selecionado.


Os botões  servem para navegar, alterando os funcionários.


O botão  abre uma tela com miniatura do horário de trabalho do funcionário selecionado.


O botão  abre a tela de pesquisa de funcionários.


O botão  abre o cadastro do funcionário selecionado.


Atualizar: Atualiza os dados e os cálculos na tela.



o Outro Menu:


Ao clicar com o botão direito do mouse sobre um dia com marcações na tela de Cálculos. O seguinte menu é habilitado:



Marcar/Desmarcar Compensado: Marca ou desmarca a opção 'Compensado' no dia selecionado.


Marcar/Desmarcar Almoço Livre: Marca ou desmarca a opção 'Almoço Livre' no dia selecionado.


Marcar/Desmarcar Folga: Marca ou desmarca a opção 'Folga' no dia selecionado.


Lançar ajuste no banco de horas: Ajusta o saldo do banco de horas. Podendo ser lançado valor negativo ou positivo.



Data: Dia em que será lançado o ajuste.


Ajuste: Valor do ajuste em horas. Podendo ser valor positivo ou negativo.


Retirar quantidade específica do banco de horas: Retira o valor preenchido no campo 'Hora' das extras. 

OBS: Para que esta opção funcione corretamente, deve selecionar a opção ' Usar configuração especial'.

Horas: Quantidade de horas que serão retiradas das extras para o banco de horas.


Observações: Observação sobre o ajuste lançado.


Zerar banco de horas neste dia: Permite zerar o saldo do banco de horas no dia selecionado.



Possui a mesma tela do Ajuste do banco de horas, apenas os campo Ajuste e Observações vem preenchidos.


Ajuste: Valor ajustado para zerar o banco de horas. O cálculo para zerar o banco é simples (BSaldo - Ajuste).


Exemplo: Se meu BSaldo tem +12:00 e eu gostaria de zerá-lo. Neste caso o sistema lançará um valor de -12:00.

Como ficaria o cálculo:


BSaldo >> +12:00

Ajuste >> - 12:00


BSaldo ficará igual a 00:00.


Caso seu BSaldo tenha fechamento negativo:

Se o BSaldo tem -15:30 e eu gostaria de zerá-lo. Neste caso o sistema lançará um valor positivo de +15:30

Como ficaria o cálculo:


BSaldo >> -15:30

Ajuste >> +15:30


BSaldo ficará igual a 00:00.


Observações: É exibido automaticamente o texto 'Encerramento do Banco de Horas'.


Alterar configuração de extras: Permite alterar as configurações de extra para o dia selecionado.



Data: Dia selecionado que será feita a configuração de extras


Descrição: Descrição sobre as configurações de extras específicas.


Número de Faixas: Número de faixas em que são divididas as horas extras (Ex.: 3)



Lançar ajuste de cálculo: Permite lançar um ajuste em horas no dia selecionado, o valor pode ser tanto positivo quanto negativo. 

Exemplos:  -01:30 (negativo), 01:30 (positivo).





o Outras Informações:


Colunas:Todas as colunas da tela de Cálculos são renomeáveis. Clique duas vezes sobre o nome da mesma para alterá-la.



Nome original: Nome original da coluna no sistema.


Novo nome: Nome que será atribuído a coluna.


Avisos nas marcações:


Marcação com asterisco (*): Mostrado quando a marcação foi alterada ou incluída manualmente. Não é possível remover este asterisco.


Marcação na cor azul com tremas (¨): Significa que há um Ajuste Parcial lançado no período.


Marcação azul: Marcações Pré-Assinaladas.


Aviso em vermelho 'Re. H.': Significa Revisar Horário. Mostrado quando o funcionário fez marcações em horário muito diferente do cadastrado. 

Exemplo: O horário de trabalho do funcionário é das 08:00 horas às 16:00 horas. Mas o sistema recebeu marcações deste funcionário das 23:00 horas às 01:00 horas. Neste caso o sistema mostra o aviso na tela.