Descanso



Configuração do Descanso Semanal Remunerado (DSR).



Descanso: Tipo de DSR a ser configurado. As opções: Automático e Variável.


o Automático:



Limite de Horas faltas: Limite de faltas que o funcionário pode ter para não ter descontado o DSR.


Valor DSR: Valor em horas do DSR.


Incluir Horas Extras no cálculo: Inclusão das horas extras na fórmula de cálculo do DSR. Podendo ser exibido este cálculo na mesma coluna do DSR, ou em coluna separada.


Como funciona esse cálculo:


1 - Conta-se a quantidade de DSR pagos no periodo exibido em Cálculos (Qtd)

2 - Soma-se as horas normais e extras do período (Horas);

3 - Conta-se a quantidade de dias úteis do período exibido em Cálculos (Dias)

4 - Aplica-se a seguinte fórmula:


DSR = Qtd * (Horas/Dias)


Descontar também da semana seguinte: Caso o funcionário perca o DSR em uma semana, o sistema desconta o DSR da semana seguinte também.


Incluir feriados: Considera o feriado como um descanso remunerado. O funcionário terá dois descansos na semana, um no domingo e outro no feriado.

       

o Como descanso no domingo: Calcula o feriado como DSR. Será exibido na coluna DSR na tela de Cálculos no domingo.

o Como descanso no dia: Calcula o feriado como DSR. Será exibido na coluna DSR na tela de Cálculos no dia do feriado.

o Como Hora Normal no dia: Calcula o feriado como Hora Normal. Será exibido na coluna Normais na tela de Cálculos no dia do feriado.

o Como Hora Normal no descanso: Calcula o feriado como Hora Normal no descanso, ou seja, será exibida a carga horária diária do funcionário na coluna DSR da tela de Cálculos no domingo.

o Caso feriado ocorra em domingo, descontar apenas um DSR: Quando o feriado ocorra no Domingo e existam faltas superiores ao limite na semana, é efetuado desconto do DSR apenas uma vez, sendo pago um DSR.


Separar o cálculo do DSR para o Centro de Custo trabalhado: Ao selecionar esta opção o sistema irá exibir o valor do DSR no centro de custo que o funcionário mais trabalhou durante a semana. 


Exemplo:


Trabalhei segunda e terça-feira no Centro de Custo 1 e de quarta a sexta no Centro de Custo 2. Neste caso, ao filtrar os dados da tela de Cálculos pelo Centro de Custo 1, o sistema não exibirá o DSR desta semana. Já se eu filtrar os dados da tela de Cálculos de Centro de Custo 2 o sistema irá exibir o valor de DSR da semana. Isto porque trabalhei mais dias no Centro de Custo 2 do que no Centro de Custo 1.


Copiar configurações do horário: Copia a configuração do DSR do horário selecionado.


o Variável:



A coluna 'Até' corresponde ao limite de horas faltas que o funcionário poderá ter para não perder o DSR.

A coluna 'Desconto' corresponde o que será descontado do funcionário.


Veja o exemplo abaixo:



Até duas horas de falta o funcionário tem descontado 01:00 hora de DSR.

Acima de duas horas, ele tem descontado 5 horas de DSR.


Indicar os dias de DSR em cálculos: Faz com que o sistema não exiba automaticamente o valor DSR na tela de Cálculo, você deve indicar o dia clicando com o botão direito do mouse sobre o dia desejado, e clique em Marcar DSR.


Descontar feriados em caso de falta: Usando cálculo variável, aparece somente o que deve ser descontado, caso haja falta.


Usar como Cálculo Diário: Calcula diariamente os descontos de DSR e descontos de Feriados.


Não descontar DSR antes da admissão: Permite que o desconto do DSR seja oculto antes da data de admissão do funcionário.


Não descontar DSR durante afastamento: Marcando esta opção, o DSR não será descontado durante o período de afastamento do funcionário.


Usar Atrasos e Faltas para descontar DSR: Marcando esta opção, o sistema irá utilizar a soma de faltas + atrasos para calcular o desconto do DSR.


Obs.: Esta opção somente será habilitada quando a opção "Calcular faltas somente para dia inteiro" estiver marcada em Horários > Opções.