Opções



Opções avançadas da tela de Horários.



o Tolerâncias:



Fixar tolerância de extras/faltas em 5 minutos e 10 minutos diários (CLT - Art 58): Marcando esta opção, o sistema irá obedecer às regras abaixo.


Para cada batida:

- Se a batida tiver falta/extra superior a 5 minutos e a soma de todas as extras/faltas não ultrapassarem o limite de 10 minutos diários, conta diretamente a batida subtraindo estes 5 minutos.


Ao final do dia:

- Compara se o total somado dos minutos de extras foi superior a 10 minutos.

         Caso SIM, todos os minutos/horas serão considerados como extras.

- Compara se o total somado dos minutos de faltas foi superior a 10 minutos.

         Caso SIM, todos os minutos/horas serão considerados como faltas.


Exemplo 1:


Horário de Trabalho:

  08:00...11:00    13:00...18:00     (8 horas normais)


Batidas:

  07:52...11:02    13:09...18:05


Análise:

Ent1 = 8 minutos de extras 

Sai1 = 2 minutos de extras


Ent2 = 9 minutos de faltas 

Sai2 = 5 minutos de extras 


Somando extras: 8 + 2 + 5 = 15 minutos de extras (ultrapassou o limite de 10 minutos diários)


   - Sendo que o limite diário de 10 minutos de extras foi superado, todos os minutos serão considerados como extras.


Somando Faltas: 9 minutos (ultrapassou o limite por batida, porém, não ultrapassou o limite de 10 minutos diários)


   - Sendo que as horas faltas superaram apenas o limite de 05 minutos, mas não o de 10 minutos diários, deve ser considerado como faltas apenas o excedente a 05 minutos, isto é, 04 minutos de faltas.



Análise final:


Extras = 00:15 minutos

Faltas = 09 - 05 = 00:04 minutos

Saldo do dia = 11 minutos de extras (em caso de banco de horas)



Exemplo 2:


Horário de Trabalho:

  08:00...11:00    13:00...18:00     (8 horas normais)


Batidas:

  07:56...10:57    13:04...18:02


Análise:

Ent1 = 4 minutos de extras

Sai1 = 3 minutos de faltas


Ent2 = 4 minutos de faltas

Sai2 = 2 minutos de extras


Somando extras: 4 + 4 + 2 = 10 minutos 


Somando faltas: 3 + 4 = 7 minutos


Percebe-se que nem foi superado o limite diário de 10 minutos, nem o limite de 05 minutos, sendo por esse motivo desconsiderados os minutos excedentes, seja a título de faltas ou de extras.


Análise final:


Extras = 00:00 minutos 

Faltas= 00:00 minutos



Marcar qualquer minuto adiantado como EXTRA: Ignora a tolerância de Extra do horário, exibindo como extra na Tela Cálculos do funcionário qualquer minuto que ele chegar adiantado.


       Ignorar limite mínimo caso batida gerar extras superior a tolerância: Caso a batida tenha ultrapassado a tolerância, o limite mínimo de extra é ignorado para a batida. 


Marcar qualquer minuto atrasado como FALTA: Ignora a tolerância de Falta do horário, exibindo como falta na Tela Cálculos do funcionário qualquer minuto que ele chegar atrasado.


       Ignorar limite mínimo caso batida gerar faltas superior a tolerância: Caso a batida tenha ultrapassado a tolerância, o limite mínimo de falta é ignorado para a batida. Obs.: Esta opção não funciona se o Compensado estiver marcado.


Descontar tolerância das horas extras: O sistema desconta das horas extras os minutos de tolerância.


Descontar tolerância das horas faltas: O sistema desconta das horas faltas os minutos de tolerância.


Usar tolerância para refeição ....... minutos: Tolerância que será utilizada somente no período de refeição. Sendo assim, você poderá descontar as extras dentro desse período desde que esteja dentro da tolerância.


Limite mínimo de Extra no dia ...... min: Quando o valor total de extras no dia for inferior ao valor configurado neste campo, esses minutos não serão exibidos na coluna de Extras da tela de Cálculos.


Limite mínimo de Faltas no dia ...... min: Quando o valor total de faltas no dia for inferior ao valor configurado neste campo, esses minutos não serão exibidos na coluna de Faltas da tela de Cálculos.


Substituir batidas abaixo das tolerâncias: Batidas que estejam dentro da tolerância de extras são substituídas automaticamente pelo horário padrão.


Exemplo:


Horário de Trabalho:

  08:00...11:00    13:00...18:00     (8 horas normais)


Batidas originais:

  07:56...11:00    13:00...18:00


Tolerância de Extra / Falta: 5 minutos


Batidas exibidas em Cálculos:

  08:00...11:00    13:00...18:00


OBS.:A opção acima é exibida apenas caso o sistema esteja configurado com o tipo de legislação fora da CLT Brasileira, em Manutenção > Configurações Especiais > Legislação.


o Importação de batidas:



Usar sentido do crachá para alocar batidas: Esta opção é usada em casos de horários que passam de 24 horas de trabalho, quando não temos como configurar um fechamento hábil. O sistema considera o lado em que foi passado no Equipamento – se Entrada ou Saída, desta maneira irá alocar as marcações de acordo no Cartão Ponto.


Alocar horário 24 horas: Usada para alocar corretamente batidas para funcionários que trabalham em jornadas que ultrapassem 24 horas, como por exemplo, das 08:00 da manhã de um dia às 08:00 da manhã de outro. Desta forma, o sistema entenderá que a batida feita às 08:00 do segundo dia é referente a jornada de trabalho do dia anterior.



o Tela de Cálculos:



Sinalizar em vermelho almoços curtos: Quando o funcionário fizer um intervalo inferior ao horário configurado, será sinalizado na cor vermelha na tela de Cálculos.


Não Calcular nenhuma HORA NOTURNA (Not e ExNot): Faz com que os valores de horas noturnas não seja exibidas na tela de Cálculos.


Calcular faltas somente para dia inteiro: Faz com que o sistema calcule falta somente se o funcionário falta o dia todo, do contrário será exibido como Atraso na tela de Cálculos.


Não descontar Faltas de Normais: Se o funcionário faltar no dia, o valor não será descontado das horas normais, somente exibindo na coluna de faltas.


Preencher FALTA quando o dia estiver em Branco: Quando não houver marcações o dia é preenchido com a justificativa de FALTA.


Separa as horas calculadas para o banco de horas: Faz com que o valor de extras e faltas da tela de Cálculos seja enviado para o banco de horas. Não exibindo valores nas colunas de faltas e extras.


Separar horas noturnas de horas normais: Separa o valor das horas noturnas das horas normais, fazendo com que exiba como hora normal somente o que for diurna. 


Usar cálculos de horas reduzidas para horas normais: Aplica o método de cálculos de horas reduzidas sobre as horas normais. A opção funciona exatamente como temos em horas noturnas, porém neste caso se aplicam somente as horas normais, independente do período noturno.


Permitir ... folgas na semana: Quando não há marcações durante o dia, o sistema lança folga automaticamente, respeitando o limite cadastrado.


Multiplicar horas em espera ... %: Multiplica as horas alocadas na coluna Espera, na tela de Cálculos, pelo percentual configurado. Informações sobre Horas em Espera: Movimentações > Cartão Ponto > Opções



o Modo de Cálculo:



Colunas de Refeição: Determina entre qual Saída e Entrada será considerado como hora de refeição.


Horário em modo de compensação:

Diária: Faz a compensação de horas dentro do dia.

Semanal: Faz a compensação de horas dentro da semana.

Mensal: Faz a compensação de horas dentro do mês.


Clique em 'Opções' para fixar uma carga para o horário, ou deixe que o sistema calcule automaticamente.


Horário para mensalistas: Habilita um novo filtro na tela de Cálculos, para os funcionários que são mensalistas. 


Considerar feriados como hora EXTRA: Se o funcionário trabalhar no feriado as horas trabalhadas serão contadas como hora extra. 


Incluir Intervalo no Adicional Noturno:  Adiciona o tempo de intervalo não trabalhado, dentro do período de adicional noturno, como hora normal noturna (NOT). Ou seja, o funcionário terá um intervalo, porém este não será descontado para fins de NOT, quando estiver cadastrado em um horário dentro do período de 22:00 horas às 05:00 horas.


Usar T+/- se carga superior a...... %: Utiliza o tempo T+/- caso a carga horária do funcionário seja X%. 

Exemplo: um horário está configurado para utilizar o T +/-, somente se o funcionário tiver no dia 50% de horas normais. Se ele não completar essa carga ele não ganha o T+/-.


Calcular horas noturnas independente de compensado: Faz com que o cálculo tenha como base o período real do adicional noturno, ignorando a regra do compensado.


Calcular batidas intermediárias automaticamente: Calcula automaticamente as horas que ficam entre a última saída e a primeira entrada. Podendo ser incluído no cálculo as horas faltas. O total mostrado é a carga + o horário intermediário.


Desconsiderar Neutro quando houver batidas no dia: Faz com que a opção Neutro seja desconsiderada quando houver pelo menos uma batida no dia.



o Coluna em Dias:



Você pode incluiralterar e excluir a coluna selecionada.


Caso queira configurar as colunas Abono em dias, é necessário obter algumas definições. Clique aqui para ver estas definições.


Incluir:



Coluna: Coluna que você deseja calcular como Dia.


Nome: Nome para esta coluna.


Arredondamento:  Arredondamento dos valores das casas decimais de acordo com o sentido selecionado.


Casas Decimais: Número de casas decimais da coluna, exemplo: 0,5 ou então 0,15.


Aplicar razão de ... min/h: É opcional, normalmente utilizada para professores, que por exemplo utilizam apenas 50 minutos de 1 hora, pois a hora aula é de 50 minutos. 


Tolerância: Configuração da tolerância para a razão aplicada.



o Noturno:



Período especial de Adicional Noturno: Configuração de horário noturno especial. Habilitando esta opção, o sistema irá consultar este período para calcular as horas noturnas, extras noturnas e o adicional noturno.

Separar horas noturnas de Domingos e Feriados: Separa as horas noturnas normais de domingos e feriados, em uma nova coluna NotFer. A coluna NOT não irá exibir o valor das horas normais noturnas nesses dias.


o Horas In Itinere:

Calcular horas In Itinere: Configuração do horário In Itinere para o funcionário. É habilitada na tela de Cálculos a coluna InItinere.

Número de faixas: Número de faixas em que serão divididas as horas In Itinere.

Acima de X horas trabalhados no dia, o funcionário ganha Y horas de In Itinere.

Somar horas in itinere junto ao horário normal: Exibe na coluna de normais na tela de Cálculos, o total de horas normais + as horas In Itinere que do funcionário.

Calcular horas in itinere somente para horas trabalhadas ininterruptas: Sistema irá calcular horas in itinere somente quando o funcionário atingir X horas de trabalho ininterruptas, ou seja, sem intervalo.


o Horas Sobre Aviso:

Você pode incluiralterar e excluir a coluna selecionada.


Incluir:



Dia da Semana: Dia da semana que será cadastrado o Sobre Aviso.


Início: Início do Sobre Aviso.

Fim: Final do Sobre Aviso.


Para finalizar o cadastro, clique em Ok.


São criadas três novas colunas na tela de Cálculos:


SA.Dia: Horas de Sobre Aviso cadastradas para o funcionário no dia.

SA.Trab: Horas Sobre Aviso que o funcionário trabalhou.

SA.Saldo: Saldo das horas Sobre Aviso do funcionário no dia.



o Copiar do horário:


Copia a configuração de Opções do horário selecionado. As alteração feitas no horário que está sendo copiado, afetará a cópia também.



o Mostrar Tabela Avançada:

Mostra as colunas avançadas na tela principal do cadastro de Horários.

Obs.: Ao utilizar ponto de 10 batidas e colocar o horário com tabela simples, as 10 batidas não são exibidas. Estas apenas aparecem na tabela em modo avançado.

Colunas que são habilitadas:

Tempo +/-: Usado nos cálculos de horas trabalhistas para somar/diminuir horas normais ou extras de trabalho diariamente. 

Almoço Livre: Calcula as horas do dia, observando horário livre de almoço.

Compensado: Calcula uma compensação entre horário de trabalho e batidas feitas no dia.

Neutro: Neutraliza as faltas do dia. No modo Neutro as horas de faltas são transformadas em zero, porém, não são exibidas em Normais.

Fechamento: O fechamento é utilizado na importação de registros, a fim de alocar batidas em situações onde o funcionário inicia sua jornada em um dia de trabalho e termina a mesma no dia seguinte.

Nesta coluna, deve-se preencher o horário em que as marcações serão alocadas no dia.

Exemplo: Se o horário for das 22:00 até 05:00, o fechamento deve ser às 7 horas. Assim sendo, todas as marcações das 22:00 até as 07:00 serão alocadas no mesmo dia, para que o cálculo seja efetuado corretamente.

Marcações efetuadas após as 7 horas serão alocadas no dia posterior.

Grupo Extra: Define a partir que qual grupo de entrada e saída será contabilizado como hora extra. Informa o Turno de Extras no Horário (1,2 ou 3).

Somar T: Nesta coluna assinalam-se os dias que serão pagos o Tempo +/- como hora normal. Se deixar em branco, serão pagos como hora extra na tela de Cálculos.